Transição Energética: Semig visita usina híbrida em Autazes

O secretário de estado de energia, mineração e gás, Ronney Peixoto, acompanhado do secretário executivo de energia e gás, Marco Villela e sua equipe técnica, conheceram a usina da empresa VPower, no município de Autazes, que iniciou a transição de geração de energia a diesel para fotovoltaica. O objetivo da visita é conhecer e incentivar iniciativas sustentáveis que promovam a transição energética no Amazonas.
Hoje, a usina tem a capacidade de gerar 11,5MW através do combustível diesel. Com a instalação de 3.400 placas solares, a usina passa a gerar 2,1MW de energia limpa. O objetivo é substituir gradativamente toda a geração de diesel por energia solar.
Segundo o secretário Ronney Peixoto, “o governador Wilson Lima está empenhado em promover a transição energética justa e segura. A hibridização das usinas termelétricas torna o processo mais eficiente e menos poluente, emitindo menos carbono na atmosfera. Quem ganha com isso é a sociedade, é o meio ambiente”.
O município de Autazes demanda aproximadamente 7MW. Segundo o diretor da usina, Arilson Almeida, “a obra está na fase final, com previsão de inauguração para o próximo mês, aguardando a última vistoria do IPAAM para a licença ambiental”.
O Grupo VPower, com sede em Hong Kong, e a maior proprietária e operadora de Usinas de geração de energia no sudeste asiático. O grupo está presente em 20 países na Ásia, América Latina, Europa e África. No Brasil operam centrais eléctricas descentralizadas que geram eletricidade para 5 municípios no interior do Estado do Amazonas. É a primeira empresa geradora de energia limpa no estado, com projetos de interligação de usinas solares a usinas termoelétricas.
